Geografia

STUDY
PLAY
Tratado de Madri (1750). A única área não cedida foi a colônia do Sacramento, hoje Uruguai.
Qual tratado efetivou a posse das terras conquistadas pelo Brasil durante o período colonial?
Tratado de Petrópolis (1903).
Qual tratado anexou o Acre ao Brasil?
Atualmente 4.
Quantos fusos horários o Brasil possui?
Brasil dividido 5 grandes regiões (Norte, Nordeste, LESTE, Sul e Centro-oeste). SISTEMA HIERÁRQUICO de regiões (grandes regiões, regiões, sub-regiões e zonas fisiográficas).
Acrescentou novos territórios federais por causa da guerra.
Divisão regional de 1945:
2 níveis hierárquicos: microrregiões e macrorregiões homogêneas.
Microrregiões são áreas formadas por um certo número de municípios que apresentam características naturais, sociais e econômicas semelhantes.
OBS: acabou a região leste e foi criada a sudeste, cuja criação está vinculada ao intenso processo de industrialização e urbanização.
Divisão regional de 1969:
Muitas mudanças.
26 estados e 27 unidades político-administrativas.
Os territórios de RR e AP viraram estados.
Foi criado o estado de Tocantins.
O Brasil está dividido em 5 macrorregiões (nordeste, Sudeste, Sul, centro-oeste e norte)
Divisão atual (CF/88):
Critério geoeconômico.
3 grandes regiões (limites NÃO coincidem com limites dos estados): Amazônia, Nordeste e Centro-sul.
Divisão de PEDRO GEISER:
Faixa úmida litorânea , relevo de planícies e tabuleiros, que corresponde aos "nordestes" do açúcar e cacau, predomínio de GRANDES propriedades rurais produtoras de cana-de-açúcar.
Produção de cítricos (laranja)
NORDESTE: ZONA DA MATA
Área de transição entre a zona da mata e o sertão, em parte ocupado pelo PLANALTO DA BORBOREMA, predomínio de médias e pequenas propriedades.
Principais atividades econômicas: policultura comercial e pecuária leiteira (para subsistência) - bacia leiteira de Alagoas, que está em GRANDES propriedades.
NORDESTE: AGRESTE
Caatinga, clima semi-árido, rios temporários e secas periódicas.
2ª metade do séc. XIX (1850): algodão/ pecuária - Guerra de Secessão.
Economia: pecuária extensiva de corte e agricultura tradicional ( milho, arroz, feijão, mandioca, algodão e cana-de açúcar).
OBS: Policultura irrigada pelo rio São Francisco, principalmente para exportação (frutas: uva, melão, etc.) O pólo de Petrolina e Juazeiro é o MAIOR complexo agroindustrial do semi-árido.
NORDESTE: SERTÃO
Maranhão e Piauí, área de transição entre Amazônia e Nordeste, clima tropical úmido, mata dos cocais (extrativismo vegetal) e agricultura tradicional.
OBS: MAPITOBA (Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia): agronegócio para exportação: milho, feijão, SOJA). Fazendas de monocultura que utilizam tecnologias para produção em larga escala. Região de cerrado.
NORDESTE: MEIO-NORTE
Chile e Equador.
Quais países não fazem fronteira com o Brasil?
área desfavorável à habitação humana.
DICA: prefixo A é igual à negação.
O que á área Anecúmena?
Área favorável à habitação humana.
O que é área ecúmena?
Distribuição de grupos humanos na extensão total do território.
O que é território povoado?
Grande quantidade de pessoas que habitam o território.
O que é território populoso?
NORTE: setentrional ou boreal.
SUL: meridional ou austral.
LESTE: oriental ou nascente.
OESTE: ocidental ou poente.
Hemisférios:
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste. Foi criada em 1960 (JK): planejamento macrorregional. Engloba toda a região Nordeste do IBGE+ norte de MG e norte do ES.
Objetivo: NÃO FOI COMBATER A SECA. FOI PRINCIPALMENTE A INDUSTRIALIZAÇÃO DESSA ÁREA. Criada para diminuir as desigualdades regionais entre o NE, SE e S.
O que é SUNEDE e qual é o seu objetivo?
Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia. Atuação na Amazônia Legal. Envolve o estado do MT, TO e parte do MA (Gov. Castelo Branco).
A Amazônia Brasileira não era uma região natural, mas uma região de planejamento.
Finalidade de promover o desenvolvimento da região amazônica, gerando incentivos fiscais e financeiros especiais para atrair investidores privados, nacionais e internacionais.
Os projetos minerais e industriais concentraram-se em Belém e arredores e na Zona Franca de Manaus.
Já os projetos agropecuários (MAIORIA), concentraram-se no MT e eixo da Belém-Brasília.Na déc. de 70 passou a aprovar só MEGAPROJETOS
O que é SUDAM e qual é a sua atuação?
Criada em 1967, sendo controlada pela SUFRAMA (Superintendência da Zona Franca de Manaus). É um polo industrial criado para desenvolver a AM Ocidental.
O que é Zona Franca de Manaus?
Criado em 1985 com o objetivo de fortalecer a presença nacional na fronteira norte (setentrional).
Exército e Aeronáutica. Marinha NÃO.
O que é o Programa Calha Norte?
O Projeto Radambrasil, que operou entre 1970 e 1985, foi dedicado à cobertura de diversas regiões do território brasileiro (em especial a Amazônia) por imagens aéreas de radar, captadas por avião. O uso do radar permitiu colher imagens da superfície, sob a densa cobertura de nuvens e florestas.
O que foi o Projeto Radambrasil?
o Sistema de Vigilância da AM foi criado na déc. de 90 com os objetivos principais de controlar o tráfego aéreo, a fiscalização das fronteiras, o monitoramento de queimadas, desflorestamento e garimpos ilegais, além de mapear recursos naturais. O sistema baseia-se em uma rede integrada de sensoriamento remoto e telecomunicações que abrange a maior parte da AM Legal.
O que é o SIVAM?
- Grande concentração populacional exercida por Brasília.
-Indústria POUCO desenvolvida, mas vem ocorrendo a expansão de AGROINDÚSTRIAS, principalmente da SOJA destinada à EXPORTAÇÃO.
- Região com maior índice de desmatamento- para criar pastagens.
Quais são as principais características da região CENTRO-OESTE?
- ocupada desde o séc. XVI, destacando-se a criação extensiva de gado.
-séc XIX-recebeu muitos imigrantes.
- Ocupação por sistema de pequenas propriedades.
-2ª região mais INDUSTRIALIZADA do país.
Quais são as principais características da região SUL?
Tendo como base o Projeto Radam, foi criado, em 1974, o Projeto Polamazônia (Programas de Pólos Agropecuários e Agrominerais da Amazônia). Seu objetivo era estabelecer quinze áreas ou lugares, no espaço amazônico, para a exploração pecuária, agrícola, florestal e mineral.
Este é apenas um exemplo dos muitos projetos que existem na Amazônia, referente à implantação de grandes empresas agropecuárias na Região.
O que é o Projeto Polamazônica?
Os estudos da Divisão Regional do IBGE tiveram início em 1941 sob a coordenação do Prof. Fábio Macedo Soares Guimarães. O objetivo principal de seu trabalho foi de sistematizar as várias "divisões regionais" que vinham sendo propostas, de forma que fosse organizada uma única Divisão Regional do Brasil para a divulgação das estatísticas brasileiras. Com o prosseguimento desses trabalhos, foi aprovada, em 31/01/42, através da Circular nº1 da Presidência da República, a primeira Divisão do Brasil em regiões, a saber: Norte, Nordeste, Leste, Sul e Centro-Oeste. A Resolução 143 de 6 de julho de 1945, por sua vez, estabelece a Divisão do Brasil em Zonas Fisiográficas, baseadas em critérios econômicos do agrupamento de municípios. Estas Zonas Fisiográficas foram utilizadas até 1970 para a divulgação das estatísticas produzidas pelo IBGE e pelas Unidades da Federação. Já na década de 60, em decorrência das transformações ocorridas no espaço nacional, foram retomados os estudos para a revisão da Divisão Regional, a nível macro e das Zonas Fisiográficas.
Histórico das divisões regionais (site do IBGE)
O que é LATERIZAÇÃO?
diz respeito justamente a concentração do alumínio e também do ferro, por não serem tão solúveis, a princípio há a formação do latossolo. É um processo de diagênese (formação da rocha), ao final do processo os solos serão transformados em rocha. Portanto em ambos os conceitos o solo perde a sua fertilidade.
O que é LIXIVIAÇÃO?
é conhecido tradicionalmente como o de lavagem do solo. Para ser mais preciso é um processo que leva ao deslocamento dos minerais do solo para horizontes (ou camadas) mais profundos. os minerais mais solúveis são transportados "empobrecendo o solo".
O que são chuvas FONTAIS?
Quando uma massar de ar frio se encontra com uma massa quente e úmida. Esta, que é mais leva, é impulsionada para cima pela massa fria (mais densa). Quando ganha altitude, a umidade da massa quente se condensa e forma a chuva. São comuns no invernos nas regiões sul e sudeste (mPA c/c mTA).
O que é chuva de OROGRÁFICA/ DE RELEVO?
Ocorre quando uma massa de ar muito úmida atinge áreas de montanha ou outros tipos de elevação. Nesse caso, estas massa de ar sobem (ganham altitude), condensam e chove.
Estas chuvas são comuns nas regiões de serras do mar do litoral sudeste do Brasil e também no agreste de Pernambuco.
O que é chuva de CONVECÇÃO?
É A CHUVA DE VERÃO na região sudeste. São provocadas pela intensa evapotranspiração de superfícies úmidas e aquecidas (ex: florestas, oceanos). O ar sobe, condensa e chove. (pancadas de chuva).
Comum em áreas de clima tropical e equatorial.
Como são formadas as chuvas de inverno no Nordeste?
A massa polar atlântica empurra para o nordeste a massa tropical atlântica causando chuvas.
O que é FRIAGEM?
É um fenômeno que ocorre na Amazônia ocidental. A massa polar atlântica percorre as bacias do Prata e do Paraguai chegando na região e causando uma queda brusca na temperatura.
O que é amplitude térmica?
É a diferença entre a temperatura máxima e mínima. Apresenta valores mais altos no sul e menores no norte.
O que média térmica anual?
É a soma de temperaturas dividida pelos meses. A mais elevadas ocorrem na região norte e no sertão do nordeste. As mais baixas, no sul do país.
Qual é a função da massa equatorial atlântica no Nordeste?
Origina os ventos ALÍSIOS e provoca chuvas ocasionais no litoral.
Qual é o tipo de drenagem dos rios brasileiros?
Drenagem exorreica (rios com destino final no mar).
Qual é a bacia hidrográfica do Brasil com maior potencial hidrelétrico disponível?
A Amazônica. Mas é pouco utilizada.
Qual é a bacia hidrográfica do Brasil que tem o maior potencial hidrelétrico instalado?
A Bacia do Paraná.
Qual é a maior bacia hidrográfica TOTALMENTE brasileira?
Tocantins-Araguaia.
Onde há exploração de sal marinho no Brasil?
Há exploração principalmente no RN, CE e RJ.
De onde é retirado 95% do petróleo brasileiro?
É retirado da plataforma continental, principalmente da Bacia de Campos.
Como é o balanço geral do setor de mineração no Brasil? É deficitário ou superavitário?
É DEFICITÁRIO, pois o valor que o país gasta comprando alguns minerais é superior ao valor arrecadado com as vendas de outros minerais que faz ao estrangeiro.
Qual é o maior porto graneiro (escoador de grãos) da América Latina?
Porto de Paranaguá (PR).
OBS: não confundir! Não é o escoador de carvão!
Qual é o porto escoador de carvão?
O Porto de Imbituba- SC.
O Brasil possui uma rede hidrográfica favorável à navegação?
Não, pois a maioria dos rios são de planalto, o que dificulta a navegação. Mas é bom para a geração de energia elétrica.
O que levou ao desenvolvimento do transporte ferroviário no Brasil?
A expansão da agricultura cafeeira voltada para a exportação.
Eram construídas no sentido transversal ( indo do interior de SP para o Posto de Santos).
Não integrou o território brasileiro.
A economia era de arquipélago (as fazendas eram ilhas isoladas).
Qual é a importância da rodovia 364, que vai de SP indo até RO/AC?
na parte econômica, ela é importante por escoar a produção de cassiterita (minério de estanho) de RO e outros produtos como soja e gado.
Permitirá, no futuro, a saída do Brasil para o Pacífico, através de acessos em território peruano e o consequente aumento do comércio com os países vizinhos.
Qual é a importância da rodovia 230 (Transamazônica)?
Ela vai da PB até AM.
Essa imensa estrada foi importante para perpetuar a posse da extensa região brasileira, qd da cobiça estrangeira.
Através dela foi descoberta Carajás. OBS: à custa do desmatamento.
Ela é muito importante para a complementação do maior sistema fluvial do jundo, por percorrer os pontos terminais de navegação dos afluentes da margem sul do Rio Amazonas.
Também é importante por propiciar a migração interna, principalmente do NE para as áreas favoráveis à agricultura e pecuária.
Além disso, é importante por permitir a exploração de recursos minerais tais como: o ferro de Carajás, manganês, ouro, estanho, na região do médio Tapajós.
O que são corredores de transportes?
São sistemas integrados para escoamento de mercadorias ligando áreas ou pólos entre os quais existe, ou virá a existir, intercâmbio significativo, que justifique a implantação de sistemas de transporte, manuseio e armazenamento de alta capacidade e rendimento.
Os corredores de exportação são uma ampliação do conceito acima, com a única diferença de que o destino das mercadorias deixa de ser os pólos internos e passa a ser os portos exportadores.
OTHER SETS BY THIS CREATOR