23 terms

AACR2r - Glossário

Teste seus conhecimentos de AACR2r com este quiz que reúne alguns dos termos e definições apresentados no Glossário deste código de catalogação.
STUDY
PLAY
Cabeçalho
Nome, palavra ou frase, colocados no alto de uma entrada catalográfica para fornecer um ponto de acesso.
Co-autor
Pessoa que colabora com outra, ou outras, na produção de uma obra, na qual os colaboradores exercem a mesma função.
Coletânea
1. Três ou mais obras independentes, ou partes de obras de um único autor publicadas juntas. 2. Duas ou mais obras independentes, ou partes de obras de mais de um autor publicadas conjuntamente, mas não escritas para a mesma ocasião ou para a publicação que está sendo catalogada.
Colofão
Indicação que aparece no final de um item, contendo informações acerca de um ou mais dos seguintes elementos: título, autor(es), editor, impressor, data de publicação ou de impressão. Pode incluir outros dados.
Compilador
1. Pessoa que produz uma coletânea selecionando e reunindo matéria extraída de obras de várias pessoas ou entidades. 2. Pessoa que escolhe e reúne em uma publicação matéria extraída de obras de uma pessoa ou entidade.
Designação geral do material
Termo que indica a classe geral do material a que pertence um item (p. ex. gravação de som).
Entidade
Organização ou grupo de pessoas identificado por um nome determinado que age ou pode agir como um todo. São exemplos típicos: associações, instituições, firmas comerciais, empresas sem fins lucrativos, governos, órgãos estatais, entidades religiosas, igrejas locais e conferências.
Entidade subordinada
Entidade que constitui parte integrante de uma entidade maior, em relação à qual ocupa posição hierárquica inferior.
Extensão
O primeiro elemento da área da descrição física. Fornece o número e a designação específica do material das unidades do item que está sendo descrito e, em alguns casos, outras indicações da extensão (p. ex. duração).
Fonte principal de informação
A fonte de dados bibliográficos que tem prioridade no preparo de uma descrição bibliográfica, ou de parte dela.
Gravação de som
Registro de vibrações sonoras por meios mecânicos ou elétricos, de maneira a permitir a reprodução do som.
Indicação de responsabilidade
Indicação transcrita do item que está sendo descrito, referente às pessoas responsáveis por seu conteúdo intelectual ou artístico, às entidades das quais emana o conteúdo, ou às pessoas ou entidades responsáveis pela execução do conteúdo do item.
Material adicional
Material publicado com o item que está sendo catalogado e destinado a ser usado com o mesmo.
Monografia
Um recurso bibliográfico que está completo em uma parte ou se tem a intenção de completá-lo em um número finito de partes.
Pseudônimo
Nome adotado por um autor para ocultar ou dissimular sua identidade.
Publicação seriada
Um recurso contínuo publicado em uma sucessão de partes separadas, trazendo usualmente numeração, não tendo sua conclusão predeterminada. São exemplos: jornais, revistas, periódicos eletrônicos, diretórios contínuos, relatórios anuais e séries monográficas.
Remissiva
Indicação remetendo de um cabeçalho ou entrada para outro.
Responsabilidade compartilhada
Colaboração entre duas ou mais pessoas ou entidades que desempenham o mesmo tipo de atividade na criação do conteúdo de um item. A contribuição de cada uma pode constituir uma parte independente e distinta, ou pode não ser separável da contribuição das demais.
Responsabilidade mista
Quando diferentes pessoas ou entidades contribuem para o conteúdo intelectual ou artístico de uma obra desempenhando diferentes tipos de atividades (p. ex., adaptando ou ilustrando uma obra escrita por outra pessoa).
Subsérie
Uma série dentro de outra (i. e., uma série que sempre aparece em conjunto com outra, geralmente mais abrangente, da qual constitui uma seção). Seu título pode ou não ser dependente do título da série principal.
Título
Palavra, frase, caractere, ou grupo de caracteres, que normalmente aparecem num item, dando nome a este ou à obra nele contida.
Título equivalente
O título principal em outra língua e/ou alfabeto.
Tradutor
A pessoa que transpõe um texto de um idioma para outro, ou de uma forma antiga de uma língua para sua forma moderna, seguindo o original tão fielmente quanto possível.
OTHER SETS BY THIS CREATOR